Medicina Tradicional Chinesa

IMG_3454_edited.jpg

-Auriculoterapia

A auriculoterapia constitui uma parte importante da Medicina Tradicional Chinesa, sendo um ramo na especialidade da Acupuntura. Esta técnica utiliza a estimulação de pontos da orelha por onde circulam numerosos nervos, que, reflexamente estará sendo estimulado o órgão correspondente, permitindo a regularização e o reequilíbrio do corpo ou das funções alteradas. O tratamento consiste na colocação, após assepsia rigorosa, de um material esférico e de superfície lisa, que pode ser um pequeno cristal ou mais comumente sementes de mostarda, presos à pele com pequenos pedaços de esparadrapo, de forma que façam pressão nos pontos auriculares.

Indicações: Pode ser usada para o tratamento de cerca de 200 enfermidades, entre as quais estão as de caráter funcional, neurótico e psicótico (insônia, depressão, ansiedade, cefaléias etc.); males de caráter estrutural (dor lombar, dores nas pernas, torcicolo, artrite, artrose etc.); doenças cardiovasculares; do aparelho urinário; alérgicas, e ainda obesidade e dependências como alcoolismo, drogas e tabagismo.
Seja qual for o problema, a principal indicação é quando há necessidade de o paciente levar o tratamento para casa. São usadas pequenas agulhas semipermanentes ou pequenas sementes, que ficam aderidas à pele da orelha por esparadrapo micropore e permanecem assim estimulando os pontos por vários dias. 

-Ventosaterapia

A Ventosaterapia é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, que tem como objetivo ocasionar um vácuo e fazer uma sucção da pele gerando uma pressão negativa. A sucção das ventosas ativa a circulação sanguínea, e promove a melhora na circulação local. 

Indicações: Alivio de dores articulares e musculares, melhora da locomoção dos líquidos do corpo, melhora da tonificação tissular e incidindo sobre os gânglios linfáticos, liberação dos tecidos miofasciais e consequente destruição de pontos gatilhos, os quais promovem desconforto e geram dor em certas regiões, como coluna lombar, cervical e trapézio. A ventosa é um recurso utilizado pela fisioterapia que auxilia no tratamento das mais diversas patologias tanto nas crônicas como nas de processos agudos de dor. O tratamento com ventosaterapia pode ser aplicado no ponto principal da dor em qualquer área do aparelho musculoesquelético, ou então exatamente nos pontos gatilho. 

Acupuncture_edited.jpg

Para maiores informações entre em contato